[DICA] FinFisher, um novo spyware perigoso por aí.

Todo mundo usa serviço de SMS, acessa o e-mail pelo smartphone e faz alguns downloads de vez enquanto. Nesse mundo móvel que os tablets e smartphones estão incluídos não existem apenas contos de fadas, com jogos de gráficos super potentes e aplicativos de mil e uma funções. Há alguns dias atrás foi identificado um spyware capaz de roubar todos os dados do seu aparelho em tempo real e enviá-los a qualquer parte do mundo, usando a sua conexão de dados.

O nome do spyware é FinFisher. Ele se trata de um aplicativo espião que foi hackeado da empresa Gamma Group. Segundo a Gamma, o aplicativo havia sido desenvolvido para ser usado pelo governo e suas agencias especiais como auxiliar de espionagem em grupos terroristas, criminosos ou em pessoas que oferecessem riscos.

A pesquisa que identificou o spyware foi da Universidade de Toronto, que alertou para termos cuidado com mensagens de texto e e-mails com links desconhecidos, além de download em sites desconhecidos.

Também foi descoberto que o spyware pode infiltrar-se em qualquer sistema operacional do mercado. Além de roubar os seus dados, ele ainda é capaz de gravar as suas chamadas e interceptá-las, usar o microfone do seu aparelho e ainda saber sua posição geográfica.

Então nada melhor que cuidado por onde você navega e o mais importante: não seja curioso demais. Aquele velho ditado que ‘a curiosidade matou o gato’ é bem útil para proteger o seu smartphone ou tablet. Até o momento a Nokia/Microsoft e a RIM (Blackberry) estão avisando aos seus clientes, os riscos do spyware. E as empresas Google (Android) e Apple (IOS) ainda não se posicionaram quanto ao assunto.

Related Posts